domingo, 26 de agosto de 2012

FERDINAND HODLER

O Lago Thun - óleo sobre tela 80,2cm x100cm
Muito ordenados e simétricos,os elementos formais deste quadro foram cuidadosamente equilibrados para criar uma sensação de calma.No ar fresco da manhã, o lago é rosado, refletindo o brilho do sol nascente.A vista foi restringinda, simplificada, como que para nos apresentar apenas a essência da cena, com a eliminação de todos os detalhes desnecessários, e composta segundo um padrão ritmico de camadas de formas e cores.
Rodler desenvolveu um estilo altamente decorativo de paisagem,com cores e contornos fortes, usando motivos paralelos para alcançar os efeitos desejados. Foi influenciado por Camile Corot e Gustave Couber no inicio de sua carreira, mas mais tarde suas obras passaram a mostrar o interesse do artísta pelo Simbolismo, com seus objetos de significado ocultos, e pela Arte Nouveau, com sua gavinhas espiraladas e folhas estilizadas.O estilo linear e simples que ele acabou desenvolvendo, usando a cor como um elemento importante, anuncia o movimento expressionista.( O Livro da Arte).

Um comentário:

  1. É bem verdade que não somos perfeitos e por vezes cometemos falhas, próprio do ser humano. Este blog obviamente que não tem tudo, mas tem o suficiente para ilucidar os leigos desta matéria. do pouco que sei consegui subtrair e inaltecer-me mais apartir deste blog. Muito obrigado e que continue a postar.

    ResponderExcluir