sábado, 25 de fevereiro de 2012

ESTAMPARIA ARTESANAL

A técnica de estampar em tecidos damos o nome de estamparia.
Esse processo pode ser manual ou mecânico,ai então através de prensas especiais.
O estampado sobre tela é uma artesanato antiguíssimo cujas origens remontam ao Oriente.
Na Europa achados realizados em um túmulo de Arles, ao sul da França, situam esse artesanato já no século VI.Esse achado é um exemplar do ESTAMPADO POR RESERVA,uma das múltiplas possibilidades que oferece a arte da estamparia,uma das mais antigas técnicas e que até hoje é utilizada.
Esta técnica que os burgueses da idade média consideravam bruxaria,consistia no ato de imprimir sobre a tela que se utilizava, uma combinação de mordentes, que, aplicados com pranchas ou moldes gravados, impedia a fixação do corante.Desta maneira,ao se retirar da tintura a tela,apareciam porções sem tingir.
Durante as frias noites de inverno, talhavam a mão os moldes para estampar, utilizando tosco pedaços de madeira.
Nos séculos XVIII - XIX, os camponeses estampavam suas bolsas de cereais com selos de sua propriedade.
As máquinas para estamparia mecânica existem há cento e cinquenta anos aproximadamente.
Ao no dedicarmos hoje ao estampado em telas não estamos aplicando novas técnicas: simplesmente tiramos do esquecimento outras que a moderna técnica havia posto de lado. 
Desenhos inspirados nas artes plásticas e realizados com tintas indeléveis, resistem a ação do tempo e lavagem,fazem com que o estampado manual adquira atualidade.
Desde as menores peças camisetas, toalhas, ao maiores painéis decorando amplos halls e living podemos aplicar a estamparia.
Mesmo quando a aplicação das tintas não resulte perfeita ou não se consiga total harmonia nos traços o valor do trabalho pessoal não pode ser superado, aquela marca do criador ali fica...e,isto também é arte.

PARTICULARIDADES DO ESTAMPADO SOBRE TELAS 
1-Preferir desenhos simples; as figuras geométricas se prestam de maneira especial para o estampado em tecidos. Aconselhamos porém, evitar repetições uniformes de uma única figura sobre uma grande superfície, pois ela daria a sensação de um estampado industrial.
Evite também imprimir paisagens,já que este tipo de trabalho deve usar mais a figura pranchada que a perspectiva.
2-É possivel que a improvisação dê resultados satisfatórios mas para assegurar-se um estampado harmonioso,sem espaços vazios, nem excesso de ornamentação é indispensável trabalhar com um guia.
Aproveitemos a idéia do lay-out norte americano.
3-Preparar a tela. Na maior parte das vezes, ao estampar ou tingir, há necessidade de previamente lavar o tecido para tirar a goma.Haveria perigo de ao lavar pela primeira vez o tecido, juntamente com a goma, sair a nossa pintura.
4-Evitar capas grossas de pintura, principamente quando a peça necessite de muitas lavagens posteriores,como é o caso de toalhas de mesa, camisetas,lençóis, etc...
Se você usar matriz para estampar, cuide para que não fique exageradamente grossa a tinta,pois tira a nítidez aos contornos.
5-Não importa qual seja o material de que tenha feito a matriz ou carimbo,no caso de ser esse o tipo de pintura,faça uma prova prévia num retalho de tela avulsa ou papel absorvente.
6-Processos posteriores: uma vez estampada, a tela deve secar.Pode-se depois de seca passa-la pelo avesso, tendo o cuidado de coloca-la entre dois pedaços de papel de seda branco.Aconselha-se a não esquecer este item, pois ficará assegurada a firmesa da cor.
Não esquecer também que ao pintarmos a tela devemos faze-lo depois que ela esteja convenientemente esticada sobre papel absorvente.
Erros com tinta de estamparia são irreversíveis.Mas não se aflija.Os tapetes persas, traziam feitos, propositadamente,um erro para provar a feitura manual.

MÉTODOS DE PINTURA
São inúmeros: dos mais conhecidos é o selo ou matriz feito com batata.
Utilizando uma batata grande, corta-la ao meio e talhar um motivo simples; figuras geométricas, petalas ou folhas, de maneira que fiquem em relêvo.
Evite bordas finas,para não quebrarem com facilidade.Antes de impregnar o selo com a tinta, pressione duas ou três vezes sobre papel absorvente para eliminar a umidade do tubérculo.
Colocar um feltro ou pano grosso sobre um pires e colocar sobre ele a tinta.Será a almofada onde empregnaremos a tinta ao selo.Com um trapo vá retirando os restos de tinta que possam estragar o desenho.Mesmo assim cuidado, a matriz não pode ser guardada para o dia seguinte.Matriz deste tipo pode ser feita com borracha, espuma de nylon,EVA.
Os desenhos dos carimbos de EVA devem conter poucos detalhes,figuras simples como flores e corações são ideais.Podem ser recortados com tesoura.
Como o EVA é fino a figura precisa ser colocada em algum tipo de suporte como madeira por exemplo.Para carimbos pequenos até rolha serve.


 Trabalha-se também facilmente em grandes superfícies quando se usa o método que os pintores antigos usavam para pintar barras decorativas em casa. Do mesmo desenho, varios moldes recortados.Estendendo o molde sobre a superfície a pintar,passar o rolo com tinta.Ai todas as flores sairão pintadas.Com outro molde do mesmo desenho tendo só folhas recortadas passar novamente o rolo.
De um motivo a pintar seriam feitos moldes recortando sempre todas as partes a serem pintadas com a mesma cor.
Na estamparia utiza-se também a matriz feita com linóleo.
Na prancha de linóleo recortar o que se deseja imprimir, talhar o desenho não se esquecendo que as partes em relêvo constituem a impressão positiva e as recortadas a negativa. Com a ajuda do rolo passar a tinta na matriz.Ai então imprimir.
Não se esquecer que as tintas de cores diferentes devem se tocar e é necessário que cada cor esteja bem seca antes da outra ser passada.
Os trabalhos de linoleografia requerem tempo e tranquilidade e não são aconselháveis quando a tela é pequena.



  Temos ainda o método da pulverização da tinta com uma escova sobre uma peneira onde previamente tenhamos colocado sob ela a planta ou o desenho recortado cuja área ficará marcada no tecido.
Existem mil e uma maneiras de estampar. A mais usada porem, por ser a técnica mais perfeita é a executada com pincéis, utilizando as modernas tintas para tecido, a base de água.Essas tintas não requerem emulsão.Os pincéis devem ser de pelo de marta,cada um tendo sua finalidade.
As tintas acrilex,dão uma ótima estamparia,apresenta cores foscas,metálicas,fluorescentes,glitter e acqua.Não são tóxicas e resistentes a lavagens.
Para usa-las use este processo:
Desenhe no tecido ou decalque levemente.
Caso o tecido seja de cor e você queira utilizar as tintas na sua exata tonalidade,faça uma base branca sobre o desenho, ( isso para evitar que um tecido vermelho mudasse a tonalidade do laranja,ou outra cor que você queira empregar ).
Espere secar.Não se esqueça de colocar sob o tecido um pedaço de duratex forrado com papel absorvente.Se vai pintar uma camiseta é necessário que essa proteção fique entre a frente e as costas, caso contrário pintando um lado você poderia inutilizar o outro.
Passa-se sobre o desenho primeiramente as pinceladas de cor fosca.O matiz é dado por você.
Os pincéis devem ser conservados limpos, lave-os com água.Essas tintas saem com facilidade do pincele de suas mãos,mas com muita dificuldade do tecido,que pode ser até fervido.
Falando sobre estamparia não poderiamos esquecer de falar sobre tinturaria e batik.
Tingir tecidos por meio de anilinas ou batik também são métodos exclusivos, caros e de grande aceitação.Exigem técnicas mais aprimoradas.
São métodos utilizados na India, Java, África que fazem uma estamparia SUI- GENERIS.
A universidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul foi no Brasil a primeira a introduzir o batik em seu currículo. Esse método artesanal de tingir tecidos está entrando em grande voga e pode ser aplicado em tecidos de algodão,seda e veludo.Vem-lo hoje em grandes painéis decorativos,em echarpes de seda,em Saris. 
Como vemos vasta é a possibilidade dese fazer ARTE EM TECIDO. 



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